Os segredos revelados pela "Planilha dos Influenciadores"
- Liliane Agostinho Leite
- 25 de jan.
- 3 min de leitura

A recente viralização de uma planilha com dados de influenciadores digitais expôs fragilidades no mercado de influência, levantando questões sobre profissionalismo, contratos e respeito as normas.
O mercado de influência digital cresce exponencialmente, atraindo uma gama diversa de criadores de conteúdo. No entanto, essa expansão rápida, não acompanhou a profissionalização do setor e a "Planilha dos Influenciadores" evidenciou a falta de processos estruturados.
Os comentários registrados na planilha apontam problemas como atrasos nas entregas, falta de comunicação e comprometimento, por outro lado, localizamos elogios que destacam a criatividade, pontualidade e dedicação de alguns creators :
MUITO enrolada, não cumpre os prazos... Deu um perdido no meu time e no time da agência dela, não respondia as mensagens, nem emails, nem nada... Fez uma entrega horrível (era SÓ um combo de stories), sem qualidade nenhuma, de qualquer jeito só pra falar que entregou. Zero comprometimento!
Muito querido e prestativo! Entrega bonitinho, a equipe é ótima e prestativa, dá ideias e se esforça pra entregar algo legal. Adorei!!
Precisavamos sempre implorar para receber os conteúdos dela, como se fosse um favor. Atrasava o conteúdo da marca e quando vc ia nos stories, ela estava curtindo o dia na piscina, chegava a ser desrespeitoso!!! Não sei se melhorou de uns tempos pra cá, mas nunca mais recomendo esse nome pra ninguém. Não contratem!
(...) é extremamente profissional e criativo. É pontual nas entregas e gosta de se envolver criativamente em conteúdos para as redes dele, que geram resultados bem legais.
Fica evidente que o setor precisa se profissionalizar, criar de processos de controle e acompanhamento.
A importância de contratos e briefings detalhados
Dentro da relação marca, agência e influenciador, o briefing é um documento importante para basilar as relações e expectativas. Informações claras sobre os objetivos da campanha, o público-alvo, as métricas de desempenho esperadas, os prazos para entrega de conteúdo, dentre outros detalhes são relevantes e importantes para o desenvolvimento do trabalho criativo do influenciador.
Contratos bem elaborados e detalhados também são importantes para garantir não só a segurança jurídica, mas a clareza nas relações entre marcas e influenciadores.
Um contrato entre marca e influenciador deve contemplar minimamente:
Definição dos objetivos da campanha, incluindo métricas de sucesso claras e mensuráveis.
Detalhes sobre o público-alvo, a linguagem e o tom da campanha, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma eficaz.
Especificações sobre os materiais a serem produzidos, prazos de entrega, formato e frequência das publicações.
Cláusulas sobre a propriedade intelectual e o uso das imagens e voz dos conteúdos produzidos.
Processos de pagamento, incluindo valores, formas de pagamento e prazos de quitação.
Além de briefings e contratos detalhados, marcas e influenciadores devem estar atentos e considerar no escopo da comunicação às normas e diretrizes estabelecidas Guia de Publicidade por Influenciadores Digital publicada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

A Autonomia do Influenciador para a Criação do seu Conteúdo Contratado
A "Planilha dos Influenciadores" também trouxe à tona qual o nível de autonomia do influenciador possui na criação de conteúdo. O influenciador é um profissional que constrói uma relação de confiança com sua audiência, e essa relação é baseada em sua autenticidade e expertise.
Ao contratar um influenciador, as marcas também precisam considerar que ele é um especialista em comunicação com seu público. O influenciador sabe, de acordo com o perfil do seu público, como criar conteúdo relevante, engajador e autêntico. Deixar que o influenciador construa seu próprio roteiro, dentro dos parâmetros contidos no briefing, e explore sua criatividade talvez seja um caminho para o relacionamento mais saudável.
Por outro lado, o influenciador, também é um empreendedor e deve se formalizar e profissionalizar. Isso significa que, ao atuar como contratado, ele deve compreender que seu trabalho exige o mesmo nível de profissionalismo e estruturação como de qualquer outra empresa que atue no setor.
Para isso, recomenda-se que o influenciador formalize seu negócio, com a abertura da pessoa jurídica e inscrição do CNPJ, invista em ferramentas de gestão, análise de dados e equipe.
Pela leitura dos relatos contidos nos levam para um único lugar, a necessidade urgente de processos claros, com briefing e contratos bem feitos!
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